Tal como uma indústria, nós também procuramos continuamente novas formas de aumentar a visibilidade da nossa agência e da nossa posição face à concorrência, especialmente com as agências de viagens on-line. A ferramenta que nos dá a vantagem de maior visibilidade e competitividade é a especialização. A definição de um especialista é aquele que se concentra numa determinada área ou produto. Quando nos especializamos numa área específica dentro da indústria das viagens, ao longo do tempo estamos criando uma reputação como peritos nessa área. A especialização não trás um crescente aumento de notoriedade ou vendas no imediato pode levar anos a que sejamos notados como especialistas em determinada área ou produto.

A especialização pode ser feita em mais de uma área desde que tenhamos a certeza de que somos “experts” nas áreas que nos queremos especializar. É muito mais fácil começar apenas por uma área e mais tarde adicionar uma outra.

O dia do agente de viagens (generalista) que vende tudo acabou. Com o advento das empresas on-line e da quantidade de informações de pesquisa disponíveis para o público, nós como consultores devemos saber mais sobre os produtos que vendemos que os nossos clientes. Eles procuram-nos para ajudá-los e nós não podemos ser especialistas em todas as áreas e destinos do globo. Apenas podemos dizer a um potencial cliente, “eu não sei, mas vou descobrir” só assim se saberá mais sobre as necessidades dele.

Continuamos a comparar-nos com os médicos e advogados. Não percebemos que esses dois sectores foram os primeiros a especializarem-se? Quando se vai a um médico de família comum problema focalizado de imediato somos encaminhados para o médico especialista nessa área. O mesmo se passa com os Advogados. Como podemos ver estas duas áreas especializaram-se para sobreviver e crescer.