Não há nada de novo em Santiago. O cerne continua lá desde a descoberta dos restos do Apóstolo Tiago, no século IX. Santiago de Compostela continua a ser tal como Roma e Jerusalém um dos maiores centros da fé católica.

catedral-200x231
Os peregrinos afluem vindos dos quatro cantos do mundo, para rezarem junto às santas relíquias. A cidade vive muito ligada à religião, facto que a dotou de um vasto conjunto de igrejas e monumentos. O principal foco é sem dúvida a Catedral, o grande templo do Apóstolo, com a sua imponente fachada, localizada na Praça do Obradoiro. É desde aqui que surge perante os nossos olhos, um dos conjuntos monumentais mais representativos de Santiago – o Hostel de Los Reis Católicos. Uma mistura de história, arte e tradição imprime a este local uma sublime beleza. Construído no ano de 1500, pelos Reis Católicos para albergar os numerosos caminhantes que se dirigiam a Santiago. Hoje faz parte dos Paradores de Espanha, é considerado o hotel mais antigo do mundo, é também um dos mais luxuosos e belos. Possui a portada renascentista, quatro claustros de imensa beleza, no interior os pátios introduzem decorações que se assemelham ao manuelino português, espectaculares quartos e um luxuoso restaurante que oferece os melhores cozinhados de peixe e carne à galega.

O dia 25 de Julho é o dia do Apóstolo, que continua a ser uma das romarias mais importantes da cidade. Santiago de Compostela é uma cidade que se visita durante todo o ano e conta, entre os santos atractivos de outros que também fazem bem ao corpo e à alma. São os restaurantes servindo as bem conhecidas mariscadas que incluem mariscos, percebes, santolas, lavagantes, caranguejos, camarões, mexilhões, amêijoas e ostras vindos das Rias Baixas. E ainda a vieira, símbolo da peregrinação, cuja concha era cosida ao manto dos peregrinos e o curioso crustáceo, com a cruz de Santiago sobre a sua concha.

Santiago continua hoje a convidar o turista a apreciar uma cidade tão universal como fascinante.