É em alturas de crise como a que estamos a atravessar, que os hotéis com o conceito de tudo incluído ganham ainda mais adeptos. E porquê optar por um hotel com regime de tudo incluído? A resposta é lógica, as pessoas têm maior controlo no custo efectivo e ganham mais comodidade durante este período.

Quando se opta por um regime de alojamento e pequeno-almoço ou mesmo meia pensão, os custos de despesas de alimentação podem ser muito elevados, já que os restaurantes se aproveitam das épocas altas para praticarem os preços máximos.

Mas o que é isso de tudo incluído? Na pratica não é nada mais que a inclusão na estadia de todas as refeições e bebidas em quantidades ilimitadas. Serão incluídas as refeições principais, os snacks durante o dia, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, nos horários que cada hotel estipular. Este conceito é ideal para quem quer ter umas verdadeiras férias de ócio, para famílias e para os que queiram aproveitar ao máximo o seu tempo de férias.

Por força dos mercados Alemães e Ingleses, o Algarve tem visto aumentar o número de empreendimentos turísticos com este conceito, e cujos portugueses aderiram em força. Mas recomenda-se prudência na escolha dos hotéis já que alguns incluem este conceito somente para captarem mais hóspedes esquecendo que quem fica uma semana com todas as refeições requer entretenimento.

Os pioneiros no entretenimento foram sem dúvida os hotéis da cadeira SolMélia e claro toda a rede da ClubMed, que assumem que tão importante como o conforto dos quartos é manter toda a família entretida com actividades desportivas, jogos, concursos, musica e teatros.

Os serviços mais completos de “tudo incluído” encontram-se nos hotéis da República Dominicana, Cuba e México. Aqui os conceitos abrangem não só a gastronomia, mas todo um conjunto de serviços e instalações, que vão desde o luxo dos quartos (quase sempre suites), jardins, piscinas, bares e restaurantes. Um pequeno exemplo no meio de muitos hotéis é o Hotel da cadeia espanhola Iberostar – Iberostar Grand Hotel Paraíso, situado na Riviera Maya (México). Com apenas dois anos dispõe de 19 restaurantes e 22 bares sem qualquer custo. As suas espaçosas suites todas com jacuzzi para duas pessoas, DVD, conexão compatível com MP3/iPod, casas de banho em mármore com instalações separadas para as senhoras e senhores, produtos de banho exclusivos da Glichrist & Soames. Serviço de quartos com menu 24h, mini-bar completo, abertura de cama à noite. Os clientes encontram ainda toalhitas, champanhe, mini-bar personalizado, almofadas “à la carte”, serviço de reservas para o SPA, restaurantes e golfe, serviço de limpeza de sapatos e serviço diário de imprensa. Pensado exclusivamente para um público adulto (não aceita crianças) é um hotel onde a excelência do serviço e o luxo ultrapassa qualquer expectativa, mesmo dos mais exigentes.

O êxito de férias em “tudo incluído” só será possível se o hotel conseguir surpreender os seus hóspedes durante toda a estadia e não apenas à sua chegada. Haverá destinos onde dificilmente este conceito terá tanto êxito, o Brasil é um deles por apresentar características bem diferentes, uma vez que as pessoas sentem liberdade para procurarem experiências locais.

Editado nos jornais “Diário de Viseu” e Jornal “Beirão” em 15 Maio 2009