A Grécia está rodeada por mais de 3000 ilhas, com um total de quase 15 000 km de costa marítima. No entanto existem duas ilhas que se destacam de todas por possuírem um ambiente mágico, atraindo milhões de turistas a cada ano, Mykonos e Santorini.

Mykonos

Tem sido o destino escolhido por ricos e famosos, que se passeiam pelas ruas e criam uma vida nocturna impar. Se apenas procura boas praias, arquitectura tradicional grega e uma grande actividade nocturna, este é o seu destino.

A ilha de Mykonos é uma das ilhas gregas mais populares. A belíssima baía, o sol suave e escaldante, as vistas surpreendentes de um mar azul celeste fazem parte do estilo cosmopolita de Mykonos. Os inúmeros hotéis de luxo atraem para este paraíso gentes de todos os cantos do mundo, sedentos por dias de grande adrenalina e animação.
Mykonos recebe mais de um milhão de visitantes em cada ano, sendo o período de época alta de meados de Julho até finais de Agosto, quando os Europeus decidem visitar a ilha. O início de Julho é a época ideal para se viajar para Mykonos. A ilha já tem um óptimo ambiente e é possível encontrar mesa nos bons restaurantes sem esperar muito e entrar num bar sem ter de se pagar os preços máximos de entrada. Optar pelos meses de Setembro ou Outubro é também uma maneira inteligente de a visitar. A actividade da ilha abrandou e as ruas são mais fáceis de explorar com menos pessoas nas lojas e nos restaurantes.
Durante o Inverno, a ilha é palco de diversos eventos culturais, completando-se com excelentes museus que a tornam muito atraente para os que preferem uma visita mais cultural e relaxante.

As praias de Mykonos são puras e das mais populares da Europa. Há romance no ar por toda parte e, passear pelas ruas, tomar café numa esplanada ou jantar numa taverna são actividades suficientes para preencher qualquer desejo. A velha fortaleza da ilha e a Igreja conhecida como a “Dama do Portão”, são dois dos edifícios mais famosos da ilha. A maioria dos viajantes reconhece imediatamente os moinhos de Kata Myli. A “Pequena Veneza” é o pequeno grupo de casas que pairam sobre a borda da água quando se olha para fora da baía.

Santorini

Todos nós temos um local preferido para um pôr-do-sol e Santorini é realmente uma jóia entre as muitas ilhas gregas. De origem vulcânica, onde uma erupção deu origem à lenda de Atlântida, são famosas pelas suas construções brancas de portadas azuis, conjunto que contrasta com o intenso mar azul, proporcionando uma harmonia perfeita. Mais de 70% dos turistas visitam Santorini entre os meses de Maio e Setembro, sendo Thira e Oia Firastefani as mais frequentemente visitadas. Alcançamos a ilha em poucas horas desde Piraeus, o principal porto de partida de Atenas. Thira, é a capital de Santorini onde os museus nos oferecem uma amostra da cultura Grega, hotéis únicos, uma grande variedade de lojas para compras e excelentes restaurantes que se entendem pela orla do vulcão e de onde podemos apreciar a deslumbrante vista.

Oia é facilmente acessível a partir da capital, famosa pelos seus inúmeros restaurantes de peixe e por típicas tabernas. Após a refeição é possível regressamos ao topo da colina através de burro dando a esta experiência uma intensidade inesquecível. As aldeias de Perissa e Kamari têm praias de areia preta, no lado leste da ilha. A areia preta é linda, mas é muito quente no Verão, o que se recomenda usar sandálias de praia.
O transporte público na Ilha é mais barato e agradável, embora às vezes existe alguma dificuldade de lugares. Scooters, motos e carros estão disponíveis para os mais aventureiros. Os centros de mergulho estão disponíveis em toda a ilha. O mergulho e snorkeling são as actividades mais populares em Santorini.

Para se visitar estas ilhas não teremos as facilidades que actualmente encontramos nas Ilhas Espanholas, devemos perceber que estas Ilhas são para serem exploradas com total liberdade. Os operadores turísticos em Portugal têm dificuldade em promover estas duas Ilhas pelo nosso mercado ser muito pequeno e pela sua sazonalidade. Actualmente estão disponíveis outras ilhas em voos especial desde Portugal como é o caso de KOS e CRETA, mas com características bem diferentes.