Quem tem medo de andar de avião sabe o pânico que provoca um simples poço de ar em voo. O que aconteceu nesta quinta-feira em Nova Iorque foi verdadeiramente dramático e com alto risco de tragédia. Embora neste caso a perícia do piloto tenha sida a razão para o sucesso deste acontecimento, o que é facto é que nem todas as companhias aérea têm o mesmo histórico em relação a segurança. Companhias aéreas bem conceituadas no mercado são seguras porque operam com aviões modernos e têm um maior controlo devido às constantes inspecções de segurança e de manutenção.

Os procedimentos de segurança obrigatórios antes de qualquer avião levantar voo, e que normalmente são vistos com pouco rigor pelos passageiros, servem exactamente para nos ajudar em possíveis situações de emergência. Normalmente são os comissários de bordo que dão as instruções sobre estes procedimentos. Na remota hipótese de haver um acidente, devemos seguir as instruções e conseguir encontrar uma saída de emergência mais próxima sem entrar em pânico. Prestar mais atenção às indicações do comissário ou ao filme apresentado sobre as características do avião onde vamos viajar é algo que devemos seguir com muito cuidado na próxima vez que apertarmos o cinto de segurança dentro do avião. Uma pesquisa recente sobre a leitura dos procedimentos de segurança existentes em cada lugar dentro do avião revela que apenas 29% dos passageiros lêem ou dão uma vista de olhos. Analisar as instruções de segurança, em especial aquelas que localizam as mascaras de oxigénio, os coletes e saídas de emergência são as básicas. Devemos tentar memorizar o nosso acento em relação à saída de emergência mais próxima, de forma a podermos encontra-la num cenário escuro ou de fumo intenso. Mas não vale a pena perder muito tempo a pensar nisto, por muito que viaje de avião a probabilidade de lhe acontecer algo semelhante é quase nulo.